Exercício 1: (UFPB 2009) TAXONOMIA
Em uma aula de Sistemática, a professora falou
acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem,
família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte
relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Nome científico
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Nome popular ou equivalente
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Callonychium brasiliense
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Espécie de abelha
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Amazonetta brasiliensis
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Espécie de pato
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Euphractus sexcinctus
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Tatu-peba
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Dasypus novemcinctus
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Tatu verdadeiro
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Schinopsis brasiliensis
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Baraúna, planta arbórea
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Richardia brasiliensis
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Planta herbácea
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Opuntia inamoena
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Cacto
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Opuntia palmadora
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Cacto
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Com relação aos organismos citados, identifique as
afirmativas corretas:
1)
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Amazonetta brasiliensis e Schinopsis brasiliensis pertencem a gêneros
diferentes.
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2)
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Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem ao mesmo
gênero.
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4)
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Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem a classes
diferentes.
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8)
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Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem ao mesmo
filo.
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16)
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Callonychium brasiliense e Amazonetta brasiliensis pertencem a filos
diferentes.
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Exercício 2: (UFPB 2008)
Um professor de Biologia orientou os estudantes
para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo
com as características que julgassem comuns. Os estudantes organizaram os
animais nos seguintes grupos:
Grupo I
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Esponjas e estrelas-do-mar.
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Grupo II
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Minhocas, piolhos de cobra e centopéias.
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Grupo III
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Carrapatos, aranhas e escorpiões.
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Grupo IV
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Caranguejos, siris e camarões.
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Grupo V
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Moscas, abelhas, besouros e borboletas.
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Em seguida, o professor explicou e caracterizou os
diversos filos desse reino, e solicitou que os animais fossem reagrupados, de
acordo com os filos a que cada um pertence. O reagrupamento correto desses animais, em filos,
encontra-se na alternativa:
A)
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I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos
de cobra, centopéias, carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris,
camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
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B)
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I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos de cobra e
centopéias V. Carrapatos, aranhas, escorpiões, ca-ranguejos, siris, camarões
VI. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
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C)
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I. Esponjas e estrelas-do-mar II. Minhocas III. Piolhos de cobra e
centopéias IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões,
moscas, abelhas, besouros e borboletas
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D)
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I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas, piolhos de cobra e
centopéias IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões,
moscas, abelhas, besouros e borboletas
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E)
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I. Esponjas e estrelas-do-mar II. Minhocas, piolhos de cobra e
centopéias III. Carrapatos, aranhas e escorpiões IV. Caranguejos, siris e
camarões V. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
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Exercício 1: (VUNESP 2009) CANA-DE-AÇÚCAR
Variedades de cana-de-açúcar adaptada aos diversos
climas e solos brasileiros, altamente produtivos e com alto teor de açúcar ou
fibra, vêm sendo desenvolvidas há anos por técnicas tradicionais de
melhoramento genético. O Programa da FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (Bioen)
quer ajudar a acelerar o desenvolvimento dessas variedades por meio da
manipulação genética do metabolismo energético das plantas cultivadas, gerando,
assim, vantagens competitivas para a produção brasileira de etanol. (Pesquisa
Fapesp, julho de 2008. Adaptado)
É grande o interesse sobre a planta mencionada. As
pesquisas citadas possibilitam produzir:
A)
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um açúcar mais diet para pessoas diabéticas.
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B)
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um adoçante menos doce para pessoas não diabéticas.
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C)
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combustíveis e derivados idênticos ao petróleo.
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D)
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energia térmica a partir da combustão de fibras vegetais.
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E)
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biocombustíveis menos poluentes.
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Exercício 1: (UFPB 2009) ALGAS
(Adaptado) O grande grupo das algas, aqui empregado
como uma designação coletiva e não‑taxonômica, possui inúmeros representantes
com grande importância ecológica e econômica. Dentre esses representantes estão
os pertencentes aos grupos das algas pardas (Phaeophyta), das algas vermelhas
(Rhodophyta) e das algas verdes (Chlorophyta). Com relação a esses grupos,
assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
1)
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Rhodophyta possui clorofilas a e b.
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2)
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Chlorophyta possui representantes unicelulares e multicelulares.
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4)
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Phaeophyta se reproduz por esporulação.
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8)
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Chlorophyta e Phaeophyta possuem aplanósporos e zoósporos, enquanto
Rhodophyta possui apenas aplanósporos.
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16)
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Rhodophyta é responsável pelo fenômeno conhecido por maré vermelha.
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Exercício 1: (UFMG 2010) PLANTAS
CARNÍVORAS
As plantas insetívoras, ou carnívoras, vivem,
geralmente, em solos pobres em nutrientes. Com base nessa informação e em
outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as plantas
insetívoras:
A)
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podem realizar respiração celular.
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B)
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são consideradas produtores primários.
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C)
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usam matéria orgânica de suas presas para fotossíntese.
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D)
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utilizam nutrientes das presas no seu metabolismo.
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