Exercício 1: (UFPR 2009) CAULE
Para não se perderem na floresta, João e Maria
resolveram fazer marcas nas árvores pelas quais passavam. A marca consistia em
cortar com uma faca um anel do tronco, na altura dos seus olhos. Na volta para
casa algum tempo depois, ficaram surpresos ao observar que algumas das árvores
que tinham marcado estavam morrendo. Considere o esquema do caule das árvores
apresentado abaixo e assinale a alternativa que explica o que ocorreu.
A)
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Ao cortarem o anel das árvores, João e Maria removeram o felogênio, o
que resultou na falta de produção de parênquima cortical necessário à
manutenção do tronco.
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B)
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Embora o corte tenha atingido apenas a camada 1, os troncos perderam
sua proteção natural, o que levou à morte das árvores.
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C)
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As árvores teriam sobrevivido se o corte chegasse somente até a região
do câmbio, pois ficariam preservadas as estruturas essenciais a sua
sobrevivência: a camada 4 e o cerne.
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D)
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Quando foram cortadas, as árvores que estão morrendo perderam a
estrutura 3, responsável pela distribuição de nutrientes.
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E)
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Pequenos ferimentos causados na estrutura 2 já são suficientes para
matar as árvores, pois essa estrutura é responsável pela proteção contra a
dessecação do tronco.
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Exercício 2: (UFPB 2009)
(Adaptado) A figura abaixo representa o experimento
desenvolvido pelo cientista italiano Marcello Malpighi, para verificar a
translocação dos solutos orgânicos no caule de plantas vasculares.
Adaptada de: Purves, W.K.; Sadava, D.;
Orians, G.H. & Heller, H.G. Vida: a ciência da Biologia. 6. ed. Porto
Alegre: Artmed, 2005, p. 629.
Com base na figura e nos processos de condução
através dos tecidos vasculares, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
1)
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O xilema continua transportando água e sais minerais para a folha.
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2)
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O xilema acumula os solutos orgânicos na parte superior do caule, como
indicado pela seta na figura B.
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4)
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O floema está situado mais externamente em relação ao xilema.
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8)
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O floema deixa de transportar compostos orgânicos para as raízes e,
por esse motivo, a planta poderá morrer.
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16)
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O floema, responsável pela translocação, continua levando os compostos
orgânicos dos locais onde se encontram em baixa concentração para os locais
de alta concentração.
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Exercício 1: (UFPB 2008) TRAQUEÓFITAS
A figura, abaixo, ilustra a evolução das plantas
atuais.
(Adaptada de: PURVES, K. W.; SADAVA,
D.; ORIANS, G. H.; HELLER, H. C. Vida: a ciência da biologia. 6. ed. Porto
Alegre: Artmed, 2005, p. 508.).
Sobre os diversos grupos vegetais pertencentes às
Traqueófitas (plantas vasculares), identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s).
1)
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Licopódios e Cavalinhas apresentam alternância de geração e são
plantas homósporas.
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2)
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Cícadas e Gnetófitos fazem parte do grupo de plantas com flores, sem
frutos e com sementes, conhecidas como Gimnospermas.
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4)
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Angiospermas são plantas que, além de apresentarem dupla fecundação,
possuem endosperma triplóide.
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8)
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Angiospermas possuem dois grandes grupos monofiléticos: as
dicotiledôneas e as monocotiledôneas.
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16)
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Gimnospermas e Angiospermas apresentam as traqueídes como as
principais células condutoras do xilema.
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