segunda-feira, 17 de junho de 2013

Reino Plantae 2°EM ( taxonomia; cana-de-açúcar; algas e plantas carnívoras)

Exercício 1: (UFPB 2009)  TAXONOMIA
Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Nome científico
Nome popular ou equivalente
Callonychium brasiliense
Espécie de abelha
Amazonetta brasiliensis
Espécie de pato
Euphractus sexcinctus
Tatu-peba
Dasypus novemcinctus
Tatu verdadeiro
Schinopsis brasiliensis
Baraúna, planta arbórea
Richardia brasiliensis
Planta herbácea
Opuntia inamoena
Cacto
Opuntia palmadora
Cacto
Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas corretas:
1) 
Amazonetta brasiliensis e Schinopsis brasiliensis pertencem a gêneros diferentes.
2) 
Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem ao mesmo gênero.
4) 
Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem a classes diferentes.
8) 
Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem ao mesmo filo.
16) 
Callonychium brasiliense e Amazonetta brasiliensis pertencem a filos diferentes.

Exercício 2: (UFPB 2008)
Um professor de Biologia orientou os estudantes para coletarem exemplares diversos do reino Animalia, e os agruparem de acordo com as carac­terísticas que julgassem comuns. Os estudantes organizaram os animais nos seguintes grupos:
Grupo I
Esponjas e estrelas-do-mar.
Grupo II
Minhocas, piolhos de cobra e centopéias.
Grupo III
Carrapatos, aranhas e escorpiões.
Grupo IV
Caranguejos, siris e camarões.
Grupo V
Moscas, abelhas, besouros e borboletas.
Em seguida, o professor explicou e caracterizou os diversos filos desse reino, e solicitou que os animais fossem reagrupados, de acordo com os filos a que cada um pertence. O reagrupamento correto desses animais, em filos, encontra-se na alternativa:
A) 
I.  Esponjas II.  Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos de cobra, centopéias, carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
B) 
I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas IV. Piolhos de cobra e centopéias V. Carrapatos, aranhas, escorpiões, ca-ranguejos, siris, camarões VI. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
C) 
I. Esponjas e estrelas-do-mar II. Minhocas III. Piolhos de cobra e centopéias IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
D) 
I. Esponjas II. Estrelas-do-mar III. Minhocas, piolhos de cobra e centopéias IV. Carrapatos, aranhas, escorpiões, caranguejos, siris, camarões, moscas, abelhas, besouros e borboletas
E) 
I. Esponjas e estrelas-do-mar II. Minhocas, piolhos de cobra e centopéias III. Carrapatos, aranhas e escorpiões IV. Caranguejos, siris e camarões V. Moscas, abelhas, besouros e borboletas
Exercício 1: (VUNESP 2009)   CANA-DE-AÇÚCAR
Variedades de cana-de-açúcar adaptada aos diversos climas e solos brasileiros, altamente produtivos e com alto teor de açúcar ou fibra, vêm sendo desenvolvidas há anos por técnicas tradicionais de melhoramento genético. O Programa da FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (Bioen) quer ajudar a acelerar o desenvolvimento dessas variedades por meio da manipulação genética do metabolismo energético das plantas cultivadas, gerando, assim, vantagens competitivas para a produção brasileira de etanol. (Pesquisa Fapesp, julho de 2008. Adaptado)
É grande o interesse sobre a planta mencionada. As pesquisas citadas possibilitam produzir:
A) 
um açúcar mais diet para pessoas diabéticas.
B) 
um adoçante menos doce para pessoas não diabéticas.
C) 
combustíveis e derivados idênticos ao petróleo.
D) 
energia térmica a partir da combustão de fibras vegetais.
E) 
biocombustíveis menos poluentes.
Exercício 1: (UFPB 2009)  ALGAS
(Adaptado) O grande grupo das algas, aqui empregado como uma designação coletiva e não‑taxonômica, possui inúmeros representantes com grande importância ecológica e econômica. Dentre esses representantes estão os pertencentes aos grupos das algas pardas (Phaeophyta), das algas vermelhas (Rhodophyta) e das algas verdes (Chlorophyta). Com relação a esses grupos, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
1) 
Rhodophyta possui clorofilas a e b.
2) 
Chlorophyta possui representantes unicelulares e multicelulares.
4) 
Phaeophyta se reproduz por esporulação.
8) 
Chlorophyta e Phaeophyta possuem aplanósporos e zoósporos, enquanto Rhodophyta possui apenas aplanósporos.
16) 
Rhodophyta é responsável pelo fenômeno conhecido por maré vermelha.
Exercício 1: (UFMG 2010)  PLANTAS CARNÍVORAS
As plantas insetívoras, ou carnívoras, vivem, geralmente, em solos pobres em nutrientes. Com base nessa informação e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as plantas insetívoras:
A) 
podem realizar respiração celular.
B) 
são consideradas produtores primários.
C) 
usam matéria orgânica de suas presas para fotossíntese.
D) 
utilizam nutrientes das presas no seu metabolismo.