quinta-feira, 15 de maio de 2014

Morfofisiologia vegetal

Morfofisiologia vegetal

http://meioambiente.culturamix.com/natureza/defesas-das-plantas-contra-herbivoria

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal18.php

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal14.php

http://www.ricoh.com.br/sobre/meio-ambiente/biodiversidade-conservacao


Fisiologia do sistema respiratório


Transporte dos gases respiratórios

O oxigênio é transportado pela hemoglobina, uma metaloproteína constituída de ferro, que está presente nas hemácias(glóbulos vermelhos).
O oxigênio dentro dos alvéolos pulmonares difunde-se até os capilares sanguíneos penetrando nas hemácias, onde se liga com a hemoglobina, sendo o gás carbônico jogado para fora. Este processo denomina-se hematose.
O processo nos tecidos acontece quando o gás oxigênio desliga-se das moléculas de hemoglobina sendo difundido pelo líquido tissular chegando até as células. As células liberam o gás carbônico que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue.

Movimentos Respiratórios

O processo de respiração é dividido em dois movimentos:
Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo.  O ar inspirado contém cerca de 20% de oxigênio e apenas 0,04% de gás carbônico.
Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões. O ar expirado contém 16% de oxigênio e 4,6 % de gás carbônico.
Ilustração: http://kvhs.nbed.nb.ca/gallant/biology/negative_pressure_breathing.html
Ilustração: http://kvhs.nbed.nb.ca/gallant/biology/negative_pressure_breathing.html

Ritmo Respiratório

controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no Bulbo raquidiano, que se caracteriza principalmente nas concentrações de gás carbônico presente no sangue.
Quando a concentração de gás carbônico está alta a consequência é a frequência respiratória aumentar.
Do contrário quando a concentração do gás carbônico esta baixa a frequência cai.

A Importância da Respiração

A respiração é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo corpo humano, sendo essencial para a vida.
A respiração correta gera uma série de benefícios ao organismo onde produzem pressões no ventre que atuam de forma eficiente e direta melhorando a digestão.
Também contribui para eliminar as toxinas que se formam no corpo, modificando os resíduos, equilibrando as funções orgânicas e ajudando no fortalecimento de organismos debilitados.
Estudos relatam que tornar a respiração mais lenta e profunda ajuda a acalmar e relaxar o organismo, diminuindo as batidas do coração. Além disso, a respiração correta ajuda melhorar a elasticidade dos pulmões, mantendo um bom equilíbrio entre os gases no corpo.